Cartão Pamcard Visa movimenta estradas brasileiras
 


Com todas as mudanças que tem atingido a economia mundial, um dos debates mais acalorados, diz respeito as fontes
de receita responsáveis pelo crescimento de um país.
Em uma economia globalizada, é evidente que uma das fontes de financiamento está no capital externo de longo prazo. Por outro lado, é quase uma unanimidade o fato de que um país deve ser capaz de gerar um montante de poupança interna que faça frente a uma parte (uma boa parte, preferencialmente) dessa necessidade de investimento. Para isso, o dinamismo do mercado interno é fundamental. Sem isso, não há geração de receita, circulação de mercadoria, geração de emprego.
Num país das dimensões da Brasil, falar em circulação de mercadoria é quase como falar em estradas. E, por tabela, falar em caminhoneiros, cargas, pedágios, fretes e por aí vai.
Essa questão é tão fundamental para o Brasil que um dos assuntos mais discutidos na agenda do desenvolvimento nacional é justamente a necessidade urgente de viabilizar um programa de recuperação das estradas brasileiras.
Como se sabe, essa urgência não é de hoje e os avanços conquistados estão longe de ter resolvido o problema.
Por isso, todas as ações que possam acelerar os negócios no setor de transporte são muito bem-vindas, na infra-estrutura ou não.

Um primeiro índice de retomada dos negócios nas estradas começou com o transporte de lotação (de grandes guantidades). em números : em setembro, o volume foi 24,09% maior que o mesmo mês do ano passado. Esse aumento, no entanto, ainda não chegou ao chamado transporte de cargas fracionadas (pequenas encomendas) - a movimentação desse tipo de carga era 0,96% menor em relação ao mesmo período do ano passado.

Carta-frete Um dos senões do atual modelo de relacionamento dos embarcadores com os caminhoneiros está na exigência do uso de uma carta-frete, documento que serve a dois objetivos: a troca, nos postos conveniados, por diesel e dinheiro e o pagamento do pedágio. Esse modelo, vigente há décadas, nem de longe facilita a vida do caminhoneiro. Além de enfrentar problemas de segurança por carregar dinheiro em espécie, o caminhoneiro pode utilizar apenas a rede conveniada com a contratante para abastecimento. O que, na prática, significa dizer que ele tem poucas possibilidades de negociar preços melhores. O atual modelo não permite saber de que maneira a carta-frete é efetivamente utilizada, em especial no que diz respeito ao pedágio.

Cartão Uma das alternativas para contornar essa dificuldade é um produto que estará sendo lançado no começo de dezembro. Trata-se do Cartão Pamcard Visa. O produto é resultado de uma parceria entre quatro pesos-pesados: o Grupo Pamcary Sistemas de Seguros e de Gerenciamento de Riscos e Transportes Multimodais de Carga, o Banco Simples, que faz parte do Grupo Financeiro Rural, a Fast Solutions e a Visa do Brasil.

Migração A partir de dezembro serão convertidos os atuais 150 mil cartões Pamcard, que na versão atual, é uma ferramenta de relacionamento. A previsão é chegar a um total de 500 mil cartões. Hoje o cartão Pamcard tem duas funções básicas: o sistema Telerisco da Pamcary, que consiste numa consulta ao cadastro de 800 mil caminhoneiros, e a função de rastreamento - ao passar o cartão por um dispositivo da Pamcary, é possível rastrear o percurso do caminhoneiro. O novo Cartão Pamcard será integrado com as funções débito (o que permitirá ao caminhoneiro receber o frete acordado com o seu contratante através do cartão, crédito, vale-pedágio e, ainda, possibilitará que o seu caminhão seja rastreado via web, através de um sistema exclusivo da Pamcary, o Infolog).
O cartão é 100% aprovado por não ter risco de crédito. Em função de suas características, é um cartão com 100% de ativação. O sistema permite também cartões adicionais com limites diferenciados do titular. O produto não tem anuidade - o caminhoneiro paga R$ 50 por ano para entrar no cadastro do Telerisco. Uma das grandes vantagens do Cartão Pamcard Visa é que ele permite o gerenciamento de todo o processo em um único plástico.

Solução a empresa, na verdade, desenvolveu um produto empresarial, que poderia ser melhor definido como uma solução de gerenciamento para os embarcadores de carga. "Ao contratar esta solução substitui-se o modelo de contratação de frete, que é burocrático e de utilização restrita pelos caminhoneiros, por uma solução que responde às necessidades atuais das empresas do setor. Além do mais, tudo é feito pela internet".
O diretor comercial da Fast Solutions comenta que através do site da empresa o embarcador monta o roteiro que permite calcular o valor a ser pago. O valor que é colocado no chip é separado: um é o valor do frete, o outro é o do pagamento do pedágio. O embarcador envia através de uma Transferência Eletrônica de Dados (TED) este valor para o Banco Simples, o emissor do cartão. "É um cartão múltiplo empresarial com chip".

Peculiaridades Alencar observa que o Cartão Pamcard Visa tem uma particularidade: ele não depende de uma determinada política de crédito. O cartão é, na verdade, um instrumento para o recebimento de pagamento, isto é, a fatura já foi quitada pelo embarcador junto ao Banco Simples. Todo o processo é altamente seguro por contemplar transferências eletrônicas igualmente seguras.

Projeto Petrobrás Foi fechado com a Petrobrás um acordo de merchandising no cartão, em que aparecerá o logotipo da distribuidora. Para os caminhoneiros que derem preferência para essa marca está sendo desenvolvido pela Fast Solutions um plano de bonificação no chip - o Plano Petrobrás de Fidelização.

Cartão Pamcard Visa:
os parceiros

Fast Solutions A Fast Solutions tem quatro unidades de negócios. A Fast System atua como processadora de cartões de crédito, impressão de dados variáveis e acabamento. A Fast Hand faz manuseio e serviços de mão-de-obra. A Fast Paper é uma franquia do Correio. A Fast Telemarketing presta serviços de call center e telemarketing.
A Fast System utiliza o sistema PayWareCMS, software da Trintech para processamento de cartões de crédito em baixa plataforma, homologado pelas bandeiras internacionais. É
   

totalmente parametrizável e capacitado para grandes volumes. O software PayWareCMS tem dois módulos: o do emissor e o do adquirente. O módulo do adquirente para Private Label tem a vantagem de ter sido constumizado pela Visa, parceira em nível mundial da Trintech.
O software permite também administrar uma rede de private label com taxas diferentes por loja e por departamento. Além disso, possibilita o atendimento remoto disponibilizado para clientes na loja. Um dos aspectos mais interessantes é que o software administra sub-redes. Em outras palavras, um private label de um hipermercado, por exemplo, pode permitir a inclusão de pequenas lojas que operam dentro do hipermercado com taxas, prazos e políticas diferentes do cartão-matriz.

Pamcary Criada há 38 anos, a Pamcary é uma empresa provedora de soluções integradas de seguros, gerenciamento de riscos e logística para a cadeia do transporte multimodal de cargas. Atende a embarcadores, transportadores, operadores logísticos, caminhoneiros, corretores de seguros e seguradoras. Atua em todo território nacional através de suas 30 filiais.
Um dos serviços disponibilizados pela empresa, o Telerisco, opera informações cruzadas de motoristas, proprietários e veículos com mais de 1 milhão de registros. O banco de dados em atualização dinâmica pelas mais de 6 milhões de viagens rodoviárias interestaduais por ano controladas pelo sistema.

Faturamento A empresa deve faturar em 2003 em prêmios de seguros R$ 250 milhões e em honorários de serviços mais R$ 80 milhões. Em 2004, espera aumentar 20% seu faturamento.

Condições Roberto Miranda, vice-presidente executivo da Pamcary, observa que "não obstante a sua importância para a economia do país, já que mais de 60% da produção brasileira escoa pela malha rodoviária, essa jamais contou com o apoio que merece das autoridades públicas. É um setor altamente competitivo, talvez por essa razão seja tão eficiente. A recuperação da malha rodoviária está, de modo geral, muito deficiente".
Para Miranda, o atual momento é particularmente adequado para o lançamento do produto. Diz o vice-presidente executivo da Pamcary: "Vimos trabalhando no projeto do novo cartão há mais de 5 anos. O momento nos é favorável devido a diversos fatores, entre eles: o avanço da tecnologia de automação bancária, nosso estágio de desenvolvimento e inteligência, o volume e a qualidade das informações em nosso banco de dados, a política do atual governo de inserir a população de baixa renda no sistema bancário, 'os desbancarizados', e o fato de havermos encontrado parceiros arrojados e competentes como Banco Simples e a Fast Solutions".

Jurássico Miranda considera o atual sistema " 'jurássico', perverso, principalmente para o caminhoneiro. Além de todas deficiências já citadas, a carta-frete impõe regras que violam a natureza do profissional da estrada, obrigando-o a parar e consumir produtos por preços majorados, a converter seu crédito em dinheiro com deságio, em locais nem sempre de sua preferência. Embora os transportadores e embarcadores sejam unânimes em reconhecer essa situação, desejarem mudanças, até porque também se desgastam na relação com o caminhoneiro e de também perderem dinheiro no processo, não tinham como revertê-la. Coube à Pamcary trazer mais essa solução para o setor".

Banco Simples O Banco Simples, emissor do cartão Pamcard Visa, é o braço de varejo do Sistema Financeiro Rural (SFR), maior conglomerado financeiro de Minas Gerais. Os serviços do SFR incluem serviços de corretora, seguradora e previdência. O banco possui unidades instaladas no Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Oriente Médio

Varejo Ricardo Toledo, diretor do Banco Simples, observa que, apesar de ligado ao Sistema Financeiro Rural, "o Banco Simples é independente e foi criado para atuar no varejo, pessoa física. Nosso modelo de atuação contempla a atuação em parcerias estratégicas com os varejistas".
Nesse sentido, o Banco Simples tem portfólio para mostrar. O Banco já firmou parceria com pesos-pesados do mercado: o Supermercados Angeloni, lídem em Santa Catarina, a loja de materiais para casa Tumelero, no Rio Grande do Sul, e o Supermercados Bretas, líder em Minas Gerais. O Supermercado Angeloni ocupa a décima posição segundo o ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercados); o Supermercado Bretas está colocado em nono lugar, segundo a mesma Associação. A casa Tumelero é líder no Rio Grande do Sul, com 42 lojas.
Essas parcerias garantem ao Banco Simples a presença em 76 cidades brasileiras, com 168 lojas e 1.300 chekouts.

Experiência e juventude O Banco Rural tem 40 anos. O Banco Simples tem apenas seis meses de atuação. Segundo Toledo, "a atuação do Banco Simples se beneficiou da experiência do Banco Rural. No caso do Banco Simples, o vínculo com cliente final se dá pelo cartão e o canal de distribuição do produto se dá pela atuação dos parceiros".

"Histórico" O Banco Simples iniciou suas atividades em maio de 2003. O novo banco já possui posição destacada no ranking da Visa do Brasil e atualmente conta com uma base de clientes que já ultrapassa a marca de 400 mil cartões emitidos.
Os portadores do cartão totalizam 250 mil e a empresa trabalha com três processadoras: NBC, do Uruguai, Fast Solutions e Certegy.
Toledo observa que "o cartão é de identificação. A solução só funcionará quando o cliente contratar. Na virada do ano já deve ter embarcador que tenha contratado a solução".

Em tempo A novidade trazida pela parceria estratégica entre a Pamcary, Visa do Brasil, Banco Simples e a Fast Solutions será responsável por uma inovação nos mercados de frete e de vale-pedágio, que movimentam cerca de R$ 21 bilhões por ano no Brasil.
A função de crédito para recebimento dos valores referentes ao frete estará substituindo um meio de pagamento vigente nesse segmento - por incrível que possa parecer - há aproximadamente 50 anos. É a já mencionada carta-frete, o documento de crédito expedido pelo contratante do caminhoneiro (embarcador ou transportador), autorizando a compra de diesel e de outros itens, além da troca por dinheiro em espécie nos postos de combustíveis conveniados.

Liberdade "Este sistema, apesar de não ser bom para qualquer uma das partes envolvidas, não foi alterado até hoje por falta de uma solução tecnológica, somente agora encontrada e disponibilizada para o setor e que aproveita a estrutura vigente para cartão de crédito e gerencia toda a cadeia de transações inerentes ao processo de fretes". O novo cartão permite que o caminhoneiro escolha livremente o posto de sua preferência, compre o tipo de diesel mais conveniente, opte pelo prazo de pagamento mais adequado e ainda participe das promoções e programas de fidelidade normalmente oferecidos pelas distribuidoras de combustíveis. A novidade também reduz os custos dos transportadores (ou embarcador) ao tornar desnecessária a estrutura organizada para operar e controlar o modelo de carta-frete. Outra vantagem para as empresas é a possibilidade de centralizar os pagamentos do frete em um único local, aumentando a segurança e, outra vez, reduzindo os custos dosprocessos. Os embarcadores e transportadores ainda ganharão mais eficiência com a geração de relatórios gerenciais estruturados para detalhar as informações sobre o processo de fretes de cada empresa.

Inclusão social "Um outro aspecto importante do projeto é a inclusão de uma categoria inteira de brasileiros ao sistema bancário. Apesar de possuírem volumes importantes de renda, os caminhoneiros praticamente não tinham acesso ao sistema bancário devido à sua dificuldade em comprovar renda e à sua característica de alta mobilidade", diz Toledo, diretor do Banco Simples. "Com o novo cartão Pamcard Visa, esses profissionais e suas famílias passam a ser percebidos como consumidores importantes e através dos comprovantes de utilização do cartão Pamcard deixam de estar fora dos processos de crédito do sistema bancário convencional", prossegue. Segundo Toledo, apesar do natural interesse do banco na movimentação financeira, para utilizar essa moderna solução, o caminhoneiro não será obrigado a manter conta-corrente no Banco Simples, pois a utilização do cartão Pamcard Visa foi pensada para não estar vinculada a uma conta-corrente tradicional.

Outras Vantagens O cartão permite ao caminhoneiro sacar na rede de quiosques do sistema Banco 24 Horas no país, ou, para quem viaja pelos outros países do Mercosul, na Rede Plus da Vida. Com o valor do frete creditado eletronicamente, o usuário poderá pagar todas as suas compras nos postos, lojas e demais estabelecimentos comerciais credenciados pela Visa no Brasil e no exterior. O Pamcard Visa ainda dá direito a até nove cartões adicionais e permite o débito automático de contas na fatura do cartão.
O novo cartão Pamcard Visa será ainda um meio de pagamento para seguros massificados, onde o prêmio, por ser geralmente de baixo valor, não se ajusta ao sistema habitual de cobrança bancária, através de boletos.



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